Junta de Freguesia de Juncal Junta de Freguesia de Juncal

Cruzeiro do Juncal

Subindo ao monte do Talho Redondo, depara o visitante com um alto cruzeiro que atesta a fé do povo do Juncal.

Inaugurado no dia 21 de Julho de 1954, na comemoração do 3º aniversário da visita da Imagem de Nª Sr.ª de Fátima à freguesia do Juncal, foram ali também comemorados o 1º centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição em 1954, o 1º centenário das aparições de Nª Sr.ª em Lourdes em 1958 e o cinquentenário das aparições de Fátima em 1967, cujas datas e acontecimentos lá se encontram gravadas.

A construção do cruzeiro, conforme despesa lançada no livro de receitas e despesas do Salão Paroquial do Juncal, em Fevereiro de 1955, importou em 12.687$90.

Foi recentemente restaurado pela Junta de Freguesia do Juncal.

Foi, ao longo de vários anos local de peregrinações no dia da festa de Stº Isidro padroeiro dos campos e dos agricultores. Ali se rezou devotamente e se invocou a proteção desse Santo para as culturas e gados, fonte de riqueza de muitos juncalenses.

Mas o cruzeiro não é apenas local de oração. Dali se desfruta a mais bela panorâmica do Juncal, abarca-se duma só vez a Igreja Paroquial, bem com o imenso casario desta bela vila.

Olhando para o outro lado desfruta-se uma bela paisagem avistando-se as localidades vizinhas, as fábricas de cimento de Pataias e Maceira, o longo pinhal quase até ao mar.

Ali se respira o ar puro dos campos e se ouve o canto dos pássaros apenas entrecortado pelo latir dos cães, ao longe. Dali se pode ver o fruto do trabalho de tantos que, por suas mãos, transformaram o suor em pão. Ali se consegue o repouso do corpo e do espírito tantas vezes perturbado pela agitação do dia-a-dia.

Mª Filomena e Júlio Martins


© 2025 Junta de Freguesia de Juncal. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede/móvel fixa nacional

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia